terça-feira, 13 de março de 2012

Ego: ter ou não ter...?eis a questão

Actualmente e de uma forma muito genérica, quando falamos em ego tendemos sempre a conotar como algo de negativo. Tentei pensar um pouco mais sobre este assunto.

De facto quando penso cada vez mais sobre este assunto, tenho pena de até agora, não ter sido um pouco mais egocêntrico. Por favor, não me interpretem mal, mas se pensarmos um pouco "ter o nosso ego" e acreditar nele, por vezes beneficia-nos e muito. Eu passei a não interpretar o ego como algo negativo, mas sim com uma ajuda para ter o meu auto-domínio. Um ego forte ajuda-nos a ter motivação a ambição e serve com certeza de armadura para não nos ressentirmos de rejeições ríspidas e contínuas. 

Tal ambição e motivação dão-nos total à vontade para a tomada de decisões e sobretudo eloquência e alavacagem para a acção. O pior que podemos ter ou ser é indecisos. A indecisão impede-nos de avançar, e pior, faz-nos ficar exactamente no mesmo lugar onde nos encontramos. Assim, uma coisa é certa: não evoluímos! Sinceramente e quando penso em rigor, o que nos leva exactamente a dizer que uma pessoa é egocentrista? Será que dizemos isso porque na realidade a pessoa é uma verdadeira gabarolas ou porque não paramos para pensar, analisar e perceber o que essa pessoa pretende transmitir com o seu "egocentrismo"? 

Fica mais fácil chamar egocêntrico ao vizinho do lado porque a sociedade assim o diz para a fazer. Não concordo. Obviamente que já me deparei com verdadeiros gabarolas, mas nesses casos parei para pensar e (menos mal) esta experiência de "gaborolice" em relação a certas pessoas repetiu-se ao longo do tempo, o que significa que se por um lado que esse egocentrismo se confirmou, mas por outro, que pelo menos essa pessoa tem um domínio implacável sobre si mesmo.

Contudo, penso que para o nosso ego, uma boa dose de humildade ajuda e muito a equilibrar as coisas. Claro que isto tudo, deverá sempre ter um background de auto - reflexão. Pensar e criticar a nossa postura, o nosso ego, é aconselhável, mas nunca colocando de parte aquilo que realmente acreditamos em nós.

Acredito e está provado que pessoas de sucesso têm um elevado domínio sobre si próprios, significando isso que têm um ego elevado, suficiente para lhes conduzir onde pretendem chegar: ao mais alto nível. Erros teremos sempre que passar por eles, mas o que nos distingue é a forma aprendemos com eles e seguimos em frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário