sábado, 4 de janeiro de 2014

Vender

Tal como todas as potentes armas que existem à nossa disposição na vida, na arte das vendas também dispomos de armas para atingir o nosso objetivo. A diferença que existe entre os comerciais de hoje em dia, é se as usamos para proveito próprio ou proveito do próximo.

E quando hoje em dia enfrentamos um comercial, gera-se quase instintivamente um pensamento de que "lá está este artista a tentar enganar-me...", ou "lá vem este artista com a lábia toda". E devido a essas más experiências ao longo do tempo, a imagem dos comerciais ficou por um lado manchada e por outro, pior ainda, catalogada. Mas na realidade não é assim e sobretudo não tem de ser assim. É aqui que difere um comercial normal dos campeões.

Eu já passei pelas duas situações. Quando iniciei a minha atividade comercial, ou pelo menos, tomei mais ou menos noção do que era ser comercial, achava um piadão "dar a volta a alguém" e levar a minha ideia a avante. E fazia-o a toda a hora: em casa, fora de casa, com amigos e pior...no meu trabalho. E até tinha jeito, segundo muitas pessoas me diziam. Felizmente tomei noção da minha situação a tempo. Um comercial não tem e sobretudo não deve dar a volta a ninguém! Um comercial tem sobretudo de escutar com interesse e analisar de que forma pode servir alguém! A atividade comercial não pode passar por perguntarmos-nos como é que eu me posso servir mas como posso servir alguém. Até parece demagógico o que acabei de escrever mas eu acredito e faço isso, cada vez mais!

A velha imagem de que um comercial tem de falar, falar, falar, até se cansar ou até o cliente o parar, não é mais que uma ideia errada que infelizmente ficou cristalizada na mente de muitos nós. Um comercial deve escutar 80% do tempo e falar não mais que 20% do que dispõe. Falando mais que 20% do tempo, já está de fato a meter os pés pelas mãos.

Imaginem que saem à noite com um grupo de amigos. E imaginem que esses amigos encontram outros amigos ao bar que vão e lhe apresentam. Se dentro desse grupo se encontrar uma pessoa que não para de falar e diz "Eu isto...", "Eu aquilo..."...em 10 minutos garanto-lhes que vão pedir uma bebida e desaparecer...Pelo contrário se tiverem na vossa frente uma pessoa que lhes escute atentamente e lhes faça perguntas interessantes, ficam a falar a noite toda.

A conclusão é simples. Vender sim, manipular não! E é pena que muitas empresas hoje em dia, utilizem os seus comerciais para manipular e manipula-os nesse sentido, o que faz estragar o mercado  e no final o nosso mercado em vez de acrescentar valor, apresenta-se somente como um grupo de chico-espertos a tentar manipular o próximo, o que não são tão poucos como pensamos. Eu passei por isso, manipulei e fui manipulado, e espero hoje em dia não seguir esse caminho nunca mais. Aprendi e por isso cresci.

Sem comentários:

Enviar um comentário